VAR no Brasil: Dirk Schlemmer destaca investimentos feitos pela CBF
04/07/2018 às 22:53 | Assessoria CBF
Executivo da IFAB/FIFA veio ao Brasil acompanhar o progresso da arbitragem brasileira na implementação do protocolo VAR e elogiou estrutura montada pela CBF
Responsável pela área que supervisiona todas as etapas do processo de implementação do projeto VAR nos diversos países participantes do “experimento”, como o próprio se refere à iniciativa, Schlemmer veio ao Brasil acompanhar o progresso obtido pela CBF na execução do protocolo. Sob o objetivo de utilizar a tecnologia pela primeira vez em uma competição nacional, a partir das Quartas de Final da Copa do Brasil 2018, a Comissão de Arbitragem investiu pesado no último período de treinos antes do torneio.
Acompanhando a participação brasileira desde o princípio, Dirk Schlemmer destacou, em entrevista à CBFTV, os avanços obtidos e parabenizou a Confederação pelos esforços investidos na ferramenta.
– A primeira vez que estive no Brasil para observar o que a CBF vinha desenvolvendo e, ao comparar com o que encontramos hoje, é possível detectar um progresso muito grande. Se vê todos os esforços aplicados neste treinamentos, que são extremamente importantes para que os árbitros tenham a própria experiência de aprender com seus erros. É claro que existem diversas áreas que precisam ser coordenadas: a transmissão, a tecnologia, o fator educacional propriamente dito… estamos muito contentes que a CBF tenha feito todo este investimento para oferecer o melhor conteúdo possível aos árbitros – ressaltou.
Para o executivo da IFAB/FIFA, um dos pontos altos a se ressaltar no Curso de Capacitação é a estrutura mobilizada pela CBF para o treinamento dos árbitros. Segundo Schlemmer, o planejamento feito pela Comissão de Arbitragem da CBF, com auxílio da ENAF, de construir uma experiência realista e profissional, demonstra o engajamento brasileiro com o projeto VAR.
– O que eu vi aqui em Águas de Lindóia (SP) é bastante profissional. Vemos que a CBF preparou um cenário bastante realista. Nós temos a experiência de que treinar os árbitros com apenas duas ou três câmeras não é muito útil para o aprendizado. Quando se disponibiliza sete, oito, nove ângulos, você os familiariza com a situação encontrada em um jogo competitivo ao vivo. Estamos muito felizes com a montagem profissional que a CBF realizou aqui em Águas de Lindóia. É muito bom de se ver e creio ser muito benéfico para os árbitros – exaltou.
Um dos principais incentivadores do protocolo VAR desde o princípio, o Brasil liderou o processo de inserção da ferramenta no futebol através do projeto base criado por Manoel Serapião, adotado pela IFAB e que deu origem às diretrizes aplicadas pela instituição que rege as regras do esporte. O pioneirismo da arbitragem brasileira junto ao VAR foi lembrado por Dirk Schlemmer, que exaltou o progresso conquistado nos últimos anos e agradeceu pela contribuição prestada ao desenvolvimento do futebol.
– Estamos muito satisfeitos que a CBF ingressou neste experimento. Há dois anos atrás, a CBF foi um dos primeiros participantes do projeto do VAR quando estávamos testando. Então, para nós, mostra que o Brasil e a CBF estão comprometidos, que veem o benefício do VAR e que estão conosco no caminho para melhorar o futebol e tornar o jogo mais justo. Estamos muitos contentes de ter uma confederação deste peso nos apoiando e desenvolver o esporte juntos – finalizou.
Gerente de Planejamento do VAR pela CBF, Ricardo Bretas destacou a presença de Schlemmer em Águas de Lindóia (SP) para acompanhar o progresso da arbitragem brasileira. Para Bretas, a presença do executivo reforça o sentimento, por parte da Confederação, de estar alinhada com as premissas do protocolo e no caminho certo para implantação do VAR nas Quartas de Final da Copa do Brasil, marcadas previamente para o próximo dia 1º de agosto.
– A presença do Dirk reforça o apoio que a CBF vem tendo para implantar esse grande projeto de acordo com a metodologia do IFAB, e confirma que os requerimentos exigidos estão sendo cumpridos de acordo com o protocolo VAR. A Comissão Nacional de Arbitragem da CBF está em um ritmo acelerado para implantar a ferramenta, investindo em um sofisticado aparato tecnológico, necessário para dar suporte a plataforma do árbitro assistente de vídeo, além da qualificação do quadro de arbitragem através de muitas horas de treinamento e preparação – afirmou Ricardo Bretas em entrevista ao site da CBF.
O 2º Curso de Capacitação de Árbitros Assistentes de Vídeo, organizado pela Comissão de Arbitragem da CBF e a ENAF, segue até o próximo domingo, 8 de julho. Na reta final de preparação para a utilização da ferramenta nas Quartas de Final da Copa do Brasil 2018, os treinamentos práticos destinados à atuação dentro das quatro linhas ou na área de vídeo ganham mais intensidade nos próximos dias.