Uso de árbitro de vídeo em PE…

… é visto com sucesso, mas há alerta: ‘Há muito a evoluir’

Federação Pernambucana e CBF valorizam acerto no auxílio ao árbitro José Woshington, que assinalou pênalti no empate em 1 a 1 entre Salgueiro e Sport. Porém, demora é vista como ponto fraco

Vinícius Faustini – 08/05/2017 – 12:16 – Recife (PE)

A sensação de que foi dado um bom passo rumo à entrada da tecnologia dos gramados marcou a utilização do árbitro de vídeo no jogo de ida da final do Campeonato Pernambucano. Em entrevista ao LANCE! nesta segunda-feira, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, disse que o sucesso no auxílio para confirmar o pênalti a favor do Salgueiro (no empate em 1 a 1 com o Sport) contribuirá para o futebol:

– A atitude foi fundamental para ajudar a definir como será utilizada a arbitragem de vídeo, que tende a ser um divisor de águas no nosso futebol. Este recurso contribuirá para que erros gravíssimos sejam evitados no futuro. É evidente que ontem foi um primeiro experimento, marcado por muita preocupação e com um grande aparato da Fifa, Conmebol, CBF, o que rendeu uma demora na decisão. Mas temos certeza de que, com o passar do tempo, as decisões serão mais rápidas, e tudo vai evoluir.

O dirigente minimizou a demora pela solução da decisão do árbitro José Woshington (foram seis minutos até o pênalti ser confirmado). Segundo Evandro Carvalho, a prioridade de todos era pelo acerto no caso:

– Temos de relativizar esta questão. Como se tratava de uma final, a preocupação não foi com o tempo, e sim com o acerto. Era um lance muito difícil para confirmar sem a ajuda da tecnologia. O importante foi que decidimos em conjunto, e o lance foi assinalado de maneira correta.

SERAPIÃO DESTACA USO DO RECURSO, MAS FAZ RESSALVAS

Ao LANCE!, o presidente da Escola Nacional de Árbitros, Manoel Serapião Filho, também disse que o tempo até a decisão do árbitro foi longe do ideal. Porém, também crê que este período seja minimizado com o decorrer da utilização do recurso do vídeo:

– Nós temos consciência de que foi necessário muito tempo para chegar à decisão. Mas isto é um processo que tende a melhorar com o passar do uso da arbitragem de vídeo. Com condições melhores, e os árbitros mais acostumados ao recurso, a tendência é reduzir esta demora.

Serapião ainda detalhou como foi a atuação da arbitragem de vídeo no auxílio a José Woshington:

– Arbitragem funcionou dentro do protocolo. Era um lance de interpretação no qual o árbitro não teve 100% de segurança, e manifestou a intenção de analisar o vídeo para tirar sua dúvida. Permitimos, deixando claro que não poderíamos emitir opinião.

http://www.lance.com.br/futebol-nacional/uso-arbitro-video-visto-com-sucesso-mas-alerta-muito-evoluir.html

Publicidade

Autor: Sérgio Corrêa

Árbitro na Federação Paulista de Futebol (1981-2001) e da Confederação Brasileira de Futebol (1989 a 2001); Ocupou cargos administrativos no Sindicato dos dos Árbitros de futebol-SP, entre 1990-93 e 1996-03, Eleito e reeleito presidente para dois mandatos: o primeiro compreendido entre 03/02/2003 a 08/04/207 e o segundo, de 09/04/2007 a 08/04/2011. Deixou a função para assumir a presidência da CA-CBF. Pela Associação Nacional dos Árbitros de Futebol ocupou os cargos de secretário-geral, entre 25/10/1997 e 13/05/2003. Na Comissão de Arbitragem da CBF, foi secretário-geral entre 28/10/2005 e 06/08/2007. Nomeado presidente da CA-CBF em duas oportunidades, a primeira entre 07/08/2007 a 22/08/2012, e a segunda, de 13/05/2014 a 28/09/2016. Também foi diretor-presidente da Escola Nacional de Arbitragem de Futebol, entre 07/01/2013 a 12/05/2014. Chefiou o DA de 22/08/12 a 25/04/22 e liderou o projeto de árbitro assistente de vídeo junto a FIFA de 15/09/2015 a 25/04/2022. Retornei do Rio de Janeiro, em 28/04/2022. Missão cumprida !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: