Instrutores em imersão profunda!
ter, 09/10/12, por Gaciba |
categoria Notícias do Apito
Conforme avisamos, estivemos hoje na Granja Comary para acompanhar os trabalhos que estão sendo realizados com o grupo de instrutores da arbitragem nacional.
Desde o período da manhã até o início da noite, presenciamos as inúmeras atividades de aperfeiçoamento realizados na sala da EBF (Escola Brasileira de Futebol). O primeiro turno teve como instrutor o ex-árbitro Colombiano Oscar Ruiz que falou aos “alunos” sobre a METODOLOGIA DA INSTRUÇÃO da FIFA para que os conhecimentos sejam levados de maneira uniforme para todos os cantos do mundo. A tática é aproximar os critérios continentais e acima de tudo saber que as orientações da FIFA estão sendo passadas de forma semelhante por maior que seja a distância física entre os locais de instrução.
A atenção dos alunos de hoje e instrutores de amanhã
Posteriormente a ex-árbitra da FIFA e instrutora da entidade Silvia Regina, orientou e aplicou testes de trívia e vídeo aos instrutores. Os testes de trivia nada mais são do que provas de múltipla escolha a respeito das regras do jogo em seus mais diferentes níveis de dificuldade. Já os vídeos-teste são o mais novo instrumento encontrado pela FIFA para padronizar a atividade pelo mundo afora. Neles são passados jogadas em vídeo e os alunos/árbitros devem responder qual a decisão técnica e disciplinar tomariam naquela jogada. Posteriormente os dados são tabulados e as respostas são discutidas cabendo aos instrutores repassar a palavra da FIFA sobre a jogada em questão.
Como exemplo, vamos em breve realizar um vídeo-teste elaborado por este blogueiro para as pessoas que gostam de nos visitar e debater regras.
Milton Otaviano explana sobre procedimentos padrões
Posteriormente coube a Carolina Colman da CONMEBOL e o instrutor e ex-árbitro assistente da FIFA Milton Otaviano repassar conhecimentos para os alunos sobre a separação e edição de jogadas polêmicas para que o processo inverso de instrução possa ocorrer. Ou seja, com o instrumento disponibilizado, qualquer jogada realizada em qualquer uma das divisões do futebol pelo mundo poderá ser selecionada e enviada via CBF até a CONMEBOL e se for necessário até a FIFA.
Carolina repassando conhecimentos
Amanhã na parte da manhã chega o momento das orientações práticas do evento. Com o auxílio dos alunos da Escola de árbitros da FERJ do diretor Carlos Elias Pimentel, os instrutores terão orientações no campo de jogo a respeito de deslocamentos, exemplos de condutas táticas e técnicas, tomadas de decisões etc.
Já na parte da tarde, será a hora em que os instrutores trarão temas “polêmicos” para a discussão apresentando trabalhos em grupos realizados através de situações como: mão na bola e bola não mão, trabalho de equipe, simulação, critérios para a apresentação de cartões, conduta inconveniente, jogada brusca, conduta temerária e uso de força desproporcionada, participação ativa etc.
Amanhã postaremos as novidades sobre as atividades do longo dia de trabalho. Até lá.
http://sportv.globo.com/platb/blog-do-gaciba/2012/10/09/instrutores-em-imersao-profunda/