Imersão profunda! – 2012

Instrutores em imersão profunda!

ter, 09/10/12, por Gaciba |

categoria Notícias do Apito

Conforme avisamos, estivemos hoje na Granja Comary para acompanhar os trabalhos que estão sendo realizados com o grupo de instrutores da arbitragem nacional.

Desde o período da manhã até o início da noite, presenciamos as inúmeras atividades de aperfeiçoamento realizados na sala da EBF (Escola Brasileira de Futebol). O primeiro turno teve como instrutor o ex-árbitro Colombiano Oscar Ruiz que falou aos “alunos” sobre a METODOLOGIA DA INSTRUÇÃO da FIFA para que os conhecimentos sejam levados de maneira uniforme para todos os cantos do mundo. A tática é aproximar os critérios continentais e acima de tudo saber que as orientações da FIFA estão sendo passadas de forma semelhante por maior que seja a distância física entre os locais de instrução.

A atenção dos alunos de hoje e instrutores de amanhã

Posteriormente a ex-árbitra da FIFA e instrutora da entidade Silvia Regina, orientou e aplicou testes de trívia e vídeo aos instrutores.  Os testes de trivia nada mais são do que provas de múltipla escolha a respeito das regras do jogo em seus mais diferentes níveis de dificuldade. Já os vídeos-teste são o mais novo instrumento encontrado pela FIFA para padronizar a atividade pelo mundo afora. Neles são passados jogadas em vídeo e os alunos/árbitros devem responder qual a decisão técnica e disciplinar tomariam naquela jogada. Posteriormente os dados são tabulados e as respostas são discutidas cabendo aos instrutores repassar a palavra da FIFA sobre a jogada em questão.

Como exemplo, vamos em breve realizar um vídeo-teste elaborado por este blogueiro para as pessoas que gostam de nos visitar e debater regras.

Milton Otaviano explana sobre procedimentos padrões

Posteriormente coube a Carolina Colman da CONMEBOL e o instrutor e ex-árbitro assistente da FIFA Milton Otaviano repassar conhecimentos para os alunos sobre a separação e edição de jogadas polêmicas para que o processo inverso de instrução possa ocorrer. Ou seja, com o instrumento disponibilizado, qualquer jogada realizada em qualquer uma das divisões do futebol pelo mundo poderá ser selecionada e enviada via CBF até a CONMEBOL e se for necessário até a FIFA.

Carolina repassando conhecimentos

Amanhã na parte da manhã chega o momento das orientações práticas do evento. Com o auxílio dos alunos da Escola de árbitros da FERJ do diretor Carlos Elias Pimentel, os instrutores terão orientações no campo de jogo a respeito de deslocamentos, exemplos de condutas táticas e técnicas, tomadas de decisões etc.

Já na parte da tarde, será a hora em que os instrutores trarão temas “polêmicos” para a discussão apresentando trabalhos em grupos realizados através de situações como: mão na bola e bola não mão, trabalho de equipe, simulação, critérios para a apresentação de cartões, conduta inconveniente, jogada brusca, conduta temerária e uso de força desproporcionada, participação ativa etc.

Amanhã postaremos as novidades sobre as atividades do longo dia de trabalho. Até lá.

http://sportv.globo.com/platb/blog-do-gaciba/2012/10/09/instrutores-em-imersao-profunda/

Autor: Sérgio Corrêa

Árbitro na Federação Paulista de Futebol (1981-2001) e da Confederação Brasileira de Futebol (1989 a 2001); Ocupou cargos administrativos nos sindicatos entre 1990-93 e 1996-03, Eleito e reeleito presidente para dois mandatos: o primeiro compreendido entre 03/02/2003 a 08/04/207 e o segundo, de 09/04/2007 a 08/04/2011. Deixou a função para assumir a presidência da CA-CBF. Pela Associação Nacional dos Árbitros de Futebol ocupou os cargos de secretário-geral, entre 25/10/1997 e 13/05/2003. Já, na Comissão de Arbitragem, foi secretário-geral entre 25/10/2005 e 06/08/2007. Nomeado presidente da CA-CBF em duas oportunidades, a primeira entre 07/08/2007 a 22/08/2012, a segunda, de 13/05/2014 a 28/09/2016. Também foi diretor-presidente da Escola Nacional de Arbitragem de Futebol, entre 07/01/2013 a 12/05/2014. Atualmente, continua chefiando o DA (desde 22/08/12) e lidera o projeto de árbitro assistente de vídeo, nomeado junto a FIFA desde 15/09/2015.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s