Dia de Discussões Práticas na Comary
qua, 10/10/12, por Gaciba |
Continuando com as informações do curso para instrutores na Granja Comary, hoje foi o dia em que ninguém piscou os olhos. O encanto de todos que vivem no mundo da arbitragem é discutir e debater jogadas polêmicas e suas interpretações e na data de hoje foi um banquete para os que lá estiveram.
Na parte da manhã foi realizado um trabalho prático no campo de jogo onde com o auxílio dos alunos do curso de árbitros da FERJ foram mostrados exercícios práticos aos instrutores para que os mesmos repassem aos seus árbitros em todos os estados do Brasil. Colocação, reflexo, trabalho de equipe foram alguns dos temas abordados.
Um trabalho relativamente novo realizado pela FIFA onde os árbitros “treinam” em seu campo de atuação. Uma iniciativa que pode e muito enriquecer os conhecimentos dos alunos e acima de tudo preparar árbitros e assistentes para situações que podem apresentar-se durante os jogos “oficiais”. É a prática de um ditado antigo que ouvi no meu tempo de quartel: SUAR NA PAZ PARA NÃO SANGRAR NA GUERRA!
Ainda no turno da manhã fui convidado a realizar um sorteio extraordinário para o campeonato Brasileiro da série “B”. O árbitro Péricles Cortez, sorteado anteriormente, não chegaria a tempo do jogo pelo fato de seu retorno do jogo das eliminatórias ter sido retardado pela CONMEBOL. Boa e Criciúma terão a arbitragem de Wagner Reway.
Na parte da tarde, na sala da EBF (Escola Brasileira de Futebol), instrutores explanaram sobre mão na bola e bola na mão (Milton Otaviano), Jogada para aplicação de cartões (Oscar Ruiz), Simulação (Aristeu Tavares) e sobre impedimento (novamente Ruiz). Vídeos didáticos foram mostrados e acima de tudo a “mentalidade” da FIFA com itens que facilitam a interpretação das jogadas expostos.
O que são estes itens? São perguntas que são realizadas e com suas respostas a decisão do árbitro é facilitada. Exemplo: Em uma decisão de mão na bola ou bola na mão; perguntas como o movimento do jogador foi natural ou não? A distância da bola era longa ou curta? Há um movimento da mão em direção a bola ou a bola vem em direção a mão? Somadas, estas respostas podem elucidar as decisões!
Amanhã, infelizmente só poderei participar das atividades da manhã onde estão previstas novas situações no campo de jogo. Mas escreveremos a respeito do trabalho que está sendo realizado na área psicológica pela Dra. Marta realizando um perfil com um mapa da assessoria psicológica que os árbitros estão recebendo no Brasil. As apresntações dos grupos de estudo ficaram para a parte da tarde.
Hoje, sem dúvida tivemos um dia de grande ensinamentos. Cansativo mas extremamente produtivo! Até amanhã.
http://sportv.globo.com/platb/blog-do-gaciba/2012/10/10/dia-de-discussoes-praticas-na-comary