DA ENAF-CBF

À CEAF-MG.

Assunto: APRIMORAMENTO CONTÍNUO DOS INTEGRANTES DA RENAF

Como é de costume, a CA-CBF, por intermédio da ESCOLA NACIONAL DE ARBITRAGEM DE FUTEBOL DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL (ENAF-CBF) recebe os relatórios dos assessores responsáveis pelas análises da arbitragem de todas as competições coordenadas pela entidade.

Já chegamos a 1.180 partidas analisadas e observamos equívocos que merecem um treinamento específico.

Contamos com a colaboração dos instrutores que realizaram curso RAP-FIFA, de 7 a 11 de agosto, para que, junto com o indicado pela ENAF para análise do desempenho em toda partida; identifiquem fatores que podem ter contribuído para as decisões tomadas; análise dos relatórios dos delegados especiais e assessores de vídeos, bem como determinar as ações recomendadas, com objetivo de repassar aos demais integrantes da RENAF e aplicado nos futuros cursos de aperfeiçoamento.

Árbitro Ricardo Marques: posicionamento com a bola fora de jogo e deslocamento com a bola em jogo, com ênfase na reposição de bola em tiros livres e tiros de canto.

Árbitro Emerson Ferreira: posicionamento com a bola em jogo, antecipação à próxima jogada e interpretação de entradas imprudentes, temerárias ou com uso de força excessiva.

Árbitro assistente Celso Silva: posicionamento e deslocamento com a bola em jogo e fora de jogo, balizamento com a bola ou o penúltimo defensor.

Obs.: Os árbitros podem agendar as atividades mencionadas nos treinamentos que estão sendo realizados em BA, CE, GO, MG, PE, PR, SC ou SP, cuja programação está com as CEAF´s dos estados mencionados.

Além dos treinamentos práticos citados, recomendamos ainda que sejam feitos treinamentos teóricos com análises de jogadas de regras 11, 12, posicionamento e deslocamento mencionados, todos combinados com atividades do pilar mental (foco, atenção e concentração).

Necessitamos que seja feito um relatório dos trabalhos a serem executados com envio de fotos e vídeos.

Esses treinamentos devem ser encarados com naturalidade, empenho e dedicação, para que surtam os efeitos necessários.

Agradecemos aos árbitros e instrutores pelo esforço na melhoria do desempenho da arbitragem brasileira, que pode ser comprovado através de números, mas é necessário que neste momento, nos entreguemos ainda mais ao processo de crescimento e aprimoramento da arbitragem.

Que os árbitros, tão logo seja cumprida essa solicitação, estejam aptos a voltar a atuar e cumprir com o brilhantismo de sempre essa árdua tarefa de decidir acertadamente no campo de jogo.

Atenciosamente,

ALÍCIO PENA JÚNIOR – DIRETOR-PRESIDENTE DA ENAF-CBF

http://www.cbf.com.br/noticias/arbitragem/aprimoramento-continuo-dos-integrante-da-renaf#.WJFVzPnhDIU