Salgueiro x Sport decidem às 21h45 desta quarta-feira (28) o Campeonato Pernambucano de 2017. Será a primeira finalíssima com o recurso do Árbitro de Vídeo (AV) na história do futebol brasileiro. Um dos principais personagens desse momento é Péricles Bassols (CBF/PE), que estará na cabine analisando as imagens, ao lado de Manoel Serapião Filho e Alício Pena Júnior, além do operador de replay.

No campo, o árbitro Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO) irá comandar o jogo e terá Emerson Augusto Carvalho (FIFA-SP) e Marcelo Van Gasse (FIFA-SP) como seus assistentes. José Woshington (CBF) será o 4º árbitro (CBF) e Fabrício Leite (CBF) o árbitro reserva. Na sala do AV, estarão os responsáveis pela aplicação e supervisão do protocolo aprovado pelo International Football Association Board (IFAB), órgão máximo da FIFA para regras de futebol. Péricles é o Árbitro de Vídeo e tem a possibilidade de entrar em contato com Wilton Sampaio, se houver necessidade.

Manoel Serapião, autor do projeto que o mundo decidiu adotar, atuará como supervisor. O vice-presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Alício Pena Júnior, trabalhará como assistente do supervisor. O coordenador do Árbitro de Vídeo no Brasil e chefe da Comissão de Arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa; e o presidente da Federação Pernambucana, Evandro Carvalho, que ajudou a viabilizar o AV nas partidas finais do Campeonato Estadual, também vão acompanhar no estádio.

Iniciativa nasceu no Brasil

O projeto do árbitro de vídeo é brasileiro e foi criado por Serapião, com o suporte institucional da Comissão de Arbitragem da CBF e da Escola Nacional de Arbitragem de Futebol (ENAF). O AV não atua em todas as dúvidas que possam surgir em campo. As informações checadas nas imagens são passadas ao árbitro principal em quatro situações:

– Foi gol / Não foi gol
– Foi pênalti / Não foi pênalti
– Cartão vermelho direto indevido
– Identificação errada do jogador punido