Arbitragem boa de pai para filho

Super Histórias

Arbitragem boa de pai para filho
0

Guilherme Dias Camilo recebeu escudo Fifa das mãos do pai, Osmar Camilo
PUBLICADO EM 14/08/16 – 03h00

Ao pendurar o apito, foi convidado para ser diretor de árbitros da Federação Mineira de Futebol (FMF), onde permaneceu durante 20 anos e lançou bons árbitros, como Márcio Rezende de Freitas, Alício Pena Júnior, Marco Antônio Gomes e Márcio Eustáquio Santiago. A arbitragem mineira se resume em antes e depois de Osmar Camilo. Com ele na comissão de arbitragem, foram revelados talentos como Marley Leite e Janette Arcanjo, Clever Assunção, Marco Antônio Cunha, Rogério Pereira, Enéas Aguiar, Antonio William Gomes, Aguinel Mozzer, Hélio de Freitas Custódio Pereira, Márcio Alves, Carlos Esch, Helberth Costa, Marcos Antônio Martins, Hamilton Costa e muitos outros. Osmar Camilo fez excelente trabalho. Ele cobrava de todos, com igualdade, para melhorar o nível da arbitragem mineira.

Hoje, a família estará reunida, já que Guilherme vai poder passar o Dia dos Pais em casa. Um fato raro. Acontece que o assistente desta vez não foi escalado. Ele já trabalhou no meio da semana, pela Copa Sul-Americana, na Colômbia.

Reconhecimento

Osmar Camilo tem o reconhecimento do hoje comentarista de arbitragem Márcio Rezende de Freitas: “Ele me ajudou muito na carreira de árbitro, cobrava bastante, era como um pai que não passa a mão na cabeça”. Álvaro Quelhas é categórico: “Contribuiu decisivamente para que a minha carreira continuasse. Muito simples, modesto, ponderado e humano, pois poupava de exposição ou execração os árbitros mais limitados”.

Camilo é elogiado também fora de Minas. “Sabe tudo de arbitragem e muito me ajudou com suas orientações precisas. Sou grato a ele por tudo que fez por mim”, diz Francisco Dacildo Mourão, ex-árbitro do Ceará.

Quando Guilherme completou 15 anos, Osmar Camilo conseguiu autorização para que o filho pudesse trabalhar nos jogos entre profissionais. Assim, Guilherme fez a sua estreia no Mineirão, numa partida entre Atlético e Caldense, e logo a carreira decolou. Para o atual diretor de árbitros da FMF, Giuliano Bozzano, ex-árbitro e filho de Dalmo Bozzano, que foi árbitro Fifa, Guilherme Dias Camilo “é um fenômeno”. “Extremamente concentrado, não desliga nem pisca os olhos. É diferenciado, o melhor assistente da América do Sul”, afirma.

O árbitro Cleisson Veloso faz uma revelação: “Eu vou tranquilo para o jogo quando tenho Guilherme como assistente”.

Guilherme Dias mostra em campo que a vocação para assistente é sua melhor amiga. Janette Arcanjo diz que Guilherme foi “um bom aluno do pai” e que Osmar Camilo foi “um grande professor”. A catarinense Nadine Bastos admira a concentração do assistente mineiro.

Guilherme Dias Camilo é casado com Camila Freitas. Ela grava os jogos para comentar a atuação do marido. Osmar também fica ligado, e Dona Sônia sempre quer saber como foi a atuação de Guilherme.

 

http://www.otempo.com.br/opini%C3%A3o/super-hist%C3%B3rias/arbitragem-boa-de-pai-para-filho-1.1355273

Autor: Sérgio Corrêa

Árbitro na Federação Paulista de Futebol (1981-2001) e da Confederação Brasileira de Futebol (1989 a 2001); Ocupou cargos administrativos nos sindicatos entre 1990-93 e 1996-03, Eleito e reeleito presidente para dois mandatos: o primeiro compreendido entre 03/02/2003 a 08/04/207 e o segundo, de 09/04/2007 a 08/04/2011. Deixou a função para assumir a presidência da CA-CBF. Pela Associação Nacional dos Árbitros de Futebol ocupou os cargos de secretário-geral, entre 25/10/1997 e 13/05/2003. Já, na Comissão de Arbitragem, foi secretário-geral entre 25/10/2005 e 06/08/2007. Nomeado presidente da CA-CBF em duas oportunidades, a primeira entre 07/08/2007 a 22/08/2012, a segunda, de 13/05/2014 a 28/09/2016. Também foi diretor-presidente da Escola Nacional de Arbitragem de Futebol, entre 07/01/2013 a 12/05/2014. Atualmente, continua chefiando o DA (desde 22/08/12) e lidera o projeto de árbitro assistente de vídeo, nomeado junto a FIFA desde 15/09/2015.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s