26/06/2015 19h05 – Atualizado em 26/06/2015 19h05
Após forte queda, número de cartões por reclamação volta a disparar
Dos 26 suspensos para a 9ª rodada, 11 levaram ao menos um cartão por contestar a arbitragem. Veja em que momento dos jogos esse tipo de advertência mais acontece

Parecia que os jogadores tinham se dado conta de que reclamar com a arbitragem só os prejudicaria pelo acúmulo de cartões. Só que não. Após uma forte queda, o número de cartões por reclamação voltou a disparar, como mostra levantamento do Espião Estatístico*. O pico das punições ocorreu na rodada 3, quando foram mostrados 22 cartões (21 amarelos e um vermelho). O número foi caindo até o mínimo de oito na rodada 6. Mas bastaram duas rodadas para esse número mais que dobrar e chegar a 19, segunda maior marca do Brasileirão 2015.
Houve 113 cartões mostrados nas oito primeiras rodadas por reclamação. Foram 50 quando o jogo estava empatado (33 quando em 0 a 0, 30 para mandantes, 26 no segundo tempo). Foram 41 para jogadores de equipes que estavam perdendo (34 no segundo tempo, 30 quando a diferença era de um gol, 29 para visitantes). E 22 para jogadores que venciam o jogo (20 no segundo tempo, 18 para mandantes, 16 quando a vantagem no placar era de um gol).
Na nona rodada, um “time inteiro” cumpre suspensão tendo recebido ao menos um cartão por reclamação: são 11 jogadores de nove equipes.

No Atlético-MG, Patric está suspenso por ter recebido cartão vermelho após reclamação. No Atlético-PR, Kadu recebeu amarelo por reclamação e cumpre suspensão pelo terceiro. O goleiro Weverton, também do Furacão, também está suspenso por amarelos. O terceiro foi por cera, mas os dois primeiros, por reclamação.
A lista não acaba: no Avaí, Marquinhos cumpre suspensão após um amarelo por reclamação, o segundo dos três que recebeu. Seu colega do clube Romário também está fora da rodada. Um dos três amarelos foi por reclamação.
No Coritiba, Wellington Paulista está fora por ter sido expulso na rodada passada. Levou um amarelo por reclamação e vermelho por atitude antidesportiva (dar um chutão na bola para longe).
O Fluminense não terá Marcos Junior, que reclamou gesticulando e levou o terceiro amarelo. O Goiás também tem um desfalque: Diogo Barbosa, que levou vermelho por reclamação. No Grêmio, o suspenso pelo motivo é Marcelo Oliveira.
Na Ponte Preta, Biro Biro teve dois dos três cartões que o suspendem desta rodada por reclamação. Para encerrar, Luan, do Vasco, recebeu o terceiro amarelo por reclamar com a arbitragem.
*A equipe do Espião Estatístico é formado por Bruno Marques, Gabriela Pantaleão, Guilherme Marçal, Igor Gonçalves, Leandro Silva, Pedro Lopes, Roberto Teixeira e Valmir Storti.