Outubro rosa – 2015

CBF incentiva arbitragem feminina com cursos internacionais.

TREINAMENTO

02/10/2015 às 14:38 | Assessoria CBF

CBF realiza curso Rap-Fifa para árbitras

Créditos: CBF

A Granja Comary, em Teresópolis, vai receber o Curso Rap-Fifa Futuro III para árbitras e assistentes femininas. De 4 a 9 de outubro, a turma vai trabalhar questões como preparação física, posicionamento, leitura de jogo, impedimentos e análises de vídeos.

No domingo (4), haverá testes físicos para árbitras e assistentes, na pista de atletismo da Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), na Urca, Zona Sul do Rio de Janeiro. A abertura oficial será na segunda-feira, com aplicação de questionário em vídeo, mostrando lances polêmicos, faltas táticas e toques de mão na bola.

A terça terá o primeiro treinamento físico para as alunas, com participação de jogadores e exercício de impedimento. Na quarta-feira, mais dedicação à parte física e análise de situações de pênaltis, com trabalho em grupo e apresentações no auditório.

Na quinta, o treino de campo será seguido de aprendizado sobre a preparação ideal para uma partida. O encerramento está previsto para sexta-feira, com a entrega dos resultados dos testes físicos e conclusões técnicas.

Esta edição do Curso Rap-Fifa Futuro III terá a participação de 11 árbitras e 27 assistentes.

http://www.cbf.com.br/noticias/arbitragem/cbf-realiza-curso-rap-fifa-para-arbitras#.WJFY9_nhDIU

 ———————-

ÁRBITRAS EM TREINAMENTO

06/10/2015 às 17:39 | Assessoria CBF

Curso Rap-Fifa Futuro III chega ao terceiro dia

Após o terceiro dia do Curso Rap-Fifa Futuro III para árbitras e assistentes femininas, que está sendo realizado na Granja Comary, em Teresópolis, o presidente da ENAF, Alício Pena Junior, fez um balanço das atividades realizadas e exaltou o sucesso do treinamento que ainda segue até o dia 9 de outubro:

Esta edição do Curso Rap-Fifa Futuro III terá a participação de 11 árbitras e 27 assistentes.

ALTA TECNOLOGIA

08/10/2015 às 14:52 | Assessoria CBF

Rap-Fifa: árbitras passam por avaliações físicas

O Curso Rap-Fifa III para árbitras e árbitras assistentes femininas, que começou no último domingo (4), se estenderá até a próxima sexta-feira (9). Durante esses dias, a CBF tem realizado nas participantes, além de treinamentos e avaliações teóricas, uma série de testes físicos com a ajuda de equipamentos modernos e de alta tecnologia.

– O objetivo é dar um suporte às árbitras para quando eles forem para suas cidades elas terem essas avaliações, inclusive em vídeo para que elas possam repetir esses exercícios em casa, no seu trabalho individual – explicou Diogo Netto, coordenador operacional da Comissão Nacional de Médicos de Futebol e responsável por executar os testes nas árbitras participantes.

Com participação de 11 árbitras e 27 árbitras assistentes de elite, parte delas do quadro da Fifa, o curso terá a entrega dos resultados e das conclusões técnicas no dia 9 de outubro. O curso acontece na Granja Comary, em Teresópolis. Confira os testes físicos que estão no cronograma do evento:

Avaliação isocinética

Análise computadorizada que ajuda a identificar déficits e desequilíbrios musculares. Ajudam a prevenir um desgate precoce das articulações e direcionam ao treinamento muscular necessário.

Bioimpedância

Avaliação que recolhe informações técnicas sobre diferentes tipos de massa corporal e peso, além do controle de músculos e gordura.

FMS – Functional Movement Systems | Avaliação Física Funcional

A FMS consiste numa série de sete avaliações físicas em movimentos básicos, para identificar assimetrias e “elos fracos” que podem comprometer o funcionamento do corpo como um todo.

Salto horizontal

Com a ajuda da plataforma de salto, as alunas realizam um salto horizontal para avaliar a força dos membos inferiores do corpo.

Medida de dobras cutâneas

A medida de dobras cutâneas de diversas partes do corpo permite que, somados os resultados, se estime a gordura corporal total delas.

http://www.cbf.com.br/noticias/arbitragem/curso-rap-fifa-iii-tem-dias-de-testes-fisicos#.WJFZlPnhDIU

Autor: Sérgio Corrêa

Árbitro na Federação Paulista de Futebol (1981-2001) e da Confederação Brasileira de Futebol (1989 a 2001); Ocupou cargos administrativos nos sindicatos entre 1990-93 e 1996-03, Eleito e reeleito presidente para dois mandatos: o primeiro compreendido entre 03/02/2003 a 08/04/207 e o segundo, de 09/04/2007 a 08/04/2011. Deixou a função para assumir a presidência da CA-CBF. Pela Associação Nacional dos Árbitros de Futebol ocupou os cargos de secretário-geral, entre 25/10/1997 e 13/05/2003. Já, na Comissão de Arbitragem, foi secretário-geral entre 25/10/2005 e 06/08/2007. Nomeado presidente da CA-CBF em duas oportunidades, a primeira entre 07/08/2007 a 22/08/2012, a segunda, de 13/05/2014 a 28/09/2016. Também foi diretor-presidente da Escola Nacional de Arbitragem de Futebol, entre 07/01/2013 a 12/05/2014. Atualmente, continua chefiando o DA (desde 22/08/12) e lidera o projeto de árbitro assistente de vídeo, nomeado junto a FIFA desde 15/09/2015.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: