O seminário começa às 9 horas com a abertura oficial, que será feita pelo presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa. Marco Aurélio Cunha, coordenador de Futebol Feminino, será o responsável por falar sobre a visão do dirigente. O diretor de Competições, Manoel Flores, também será palestrante e falará sobre os regulamentos dos campeonatos organizados pela entidade.

Oscar Ruiz, ex-árbitro FIFA que esteve nas Copas do Mundo de 2002, 2006 e 2010 e é instrutor FIFA, ressaltará a importância da motivação no trabalho da arbitragem. O procurador do STJD, Paulo Schmitt, abordará as infrações disciplinares. O presidente da Comissão Nacional dos Médicos de Futebol, Jorge Pagura, e o diretor de Comunicação da CBF, Fernando Mello, também estão entre os palestrantes.

Márcio Rezende de Freitas, comentarista de arbitragem; Wilson Luiz Seneme, instrutor FIFA; e Manoel Serapião Filho, adjunto técnico da ENAF, falarão sobre temas mais específicos de arbitragem. Ana Paula de Oliveira, representante da ENAF, será a responsável por explicar o papel da mulher no futebol.

http://www.cbf.com.br/noticias/arbitragem/seminario-de-arbitragem-e-nesta-sexta-feira#.WJFP__nhDIU