O programa estreou com um grupo de 40 jovens árbitros das regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste do país, que aprimoraram, entre os dias 11 e 30 de julho, suas formações com conceitos voltados a uma arbitragem moderna e de excelência.

Divididos em duas turmas, nomeadas Alfa e Beta, com vinte alunos cada, os novos árbitros realizaram atividades teóricas, práticas, físicas, mentais e sociais. O objetivo é estimular a iniciativa na tomada decisões, o trabalho em equipe, a utilização da linguagem corporal e verbal, a importância da disciplina, a liderança e a atitude.

O curso é importante para suprir as deficiências que alguns árbitros apresentam em sua formação de base e a carência por atualização e monitoramento de seus trabalhos.

Durante o programa, os participantes também são submetidos a avaliações teóricas, físicas e psicológicas, que os habilita à prática profissional.

O PRAB foi realizado em São Paulo, em Águas de Lindóia, no Resort Oscar INN, do capitão da seleção brasileira de 78, 82 e 86, Oscar.