CBF
11/06/2015 às 15:09 | Assessoria CBF
Clubes solicitam palestras sobre novas medidas da CBF
São Paulo – Motivado pelas recentes recomendações da CBF aos árbitros, no dia 26 de maio, o São Paulo foi o primeiro clube a solicitar o encontro para se discutir o que pode e o que não pode resultar em cartão amarelo ou vermelho. A palestra é uma cortesia da própria CBF, que enviou o vice da comissão de arbitragem, Nilson de Souza Monção, e o instrutor Roberto Perassi.
Botafogo – No estádio Nilton Santos, os jogadores receberam dois instrutores e o tema principal da conversa foram as novas orientações de punir as reclamações contra a arbitragem durante os jogos. O técnico René Simões mostrou-se favorável à recomendação:
– Sou favorável que se puna quando houver reclamação, mas também é preciso olhar a questão técnica para que não haja injustiças.
Internacional – Os instrutores da ENAF estiveram no CT Parque Gigante, na manhã do dia 10 de junho, e realizaram um bate-papo com os jogadores. O jogador Alex comentou:
– Foi uma conversa bacana. É importante a comunicação para que se chegue a um denominador comum. Eles estão abertos a ouvir o que acontece no campo. Coloquei que a punição que existe aos árbitros é uma situação complicada. Queremos que eles procurem uma saída para deixar os árbitros mais tranquilos.
As normas da Comissão de Arbitragem defendidas por seu presidente Sérgio Corrêa e pelo presidente da CBF, Marco Polo Del Nero determinam que “o futebol não pode ser vítima nem de árbitros fracos, nem de jogadores, treinadores ou dirigentes indisciplinados, que atentam contra a boa conduta esportiva, cujos comportamentos inflamem torcedores nas arquibancadas. Uma conduta indisciplinada de verdadeiros ídolos do esporte contribui para que jovens adquiram hábitos desrespeitosos contra autoridades de qualquer natureza”.
Outros clubes que já solicitaram palestras são Avaí, Criciúma e Atlético Paranaense.
Veja números das primeiras seis rodadas e palestras (anexos)
ANEXOS