O seminário internacional “Planejamento Estratégico Plurianual da Arbitragem Brasileira” começa neste domingo (31), na Barra da Tijuca. Entre os temas que serão debatidos, está a criação do árbitro de vídeo, projeto apresentado pela Comissão de Arbitragem da CBF ao International Football Association Board (IFAB) e que pode ser aprovado em março deste ano para uso já no Brasileirão 2016.

No evento, que vai até o dia 3 de fevereiro, estarão reunidos presidentes das comissões estaduais e convidados da área de gestão. Haverá palestras com espaço para perguntas e comentários. O seminário tem a consultoria do espanhol José María García-Aranda, ex-árbitro que foi membro do IFAB durante sete anos. Também vão participar integrantes da Escola Nacional de Arbitragem de Futebol (ENAF), Corregedoria e Ouvidoria da Comissão de Arbitragem da CBF.

Nesta terça-feira (2), ao meio-dia, serão entregues as insígnias da FIFA aos árbitros brasileiros habilitados para atuação em competições internacionais. Todas as atividades estão programada para no auditório da sede da CBF, localizada na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Confira algumas atrações:

Segunda-feira / 1º de fevereiro

9h40 a 10h30: Estratégias de Avaliar e Monitorar a Arbitragem / Responsável: José María García-Aranda

18h10 a 18h50: Árbitro de vídeo – Projeto da CBF para uso de vídeo em lances decisivos / Responsável: Escola Nacional de Arbitragem de Futebol

Terça-feira / 2 de fevereiro

11h20 a 12h: O papel do árbitro internacional moderno / Responsável: José María García-Aranda

http://www.cbf.com.br/noticias/arbitragem/arbitro-de-video-esta-na-pauta-de-seminario-da-cbf#.WJFfqfnhDIU