Com pedido de saída de Aristeu, CA tem Edson Rezende como interino.
quarta-feira, 27 de fevereiro 2013
O novo problema atende pelo nome de Aristeu Leonardo Tavares, que comandava a Comissão Nacional de Arbitragem (Conaf) da CBF e foi sumariamente demitido (vide nota do AO ao final), nesta terça-feira (26). Quem assume a presidência, de forma interina, é o corregedor de arbitragem Edson Rezende.
Aristeu Tavares foi desligado após conceder polêmica entrevista ao jornal “O Popular”, de Goiás, durante uma avaliação de árbitros na região. Tavares revelou que a ouvidoria da Conaf teria recebido várias denúncias de manipulação de resultados no futebol brasileiro e que todas foram repassadas ao Ministério Público. Mesmo assim, segundo o ex-presidente, os juízes e assistentes suspeitos continuam a comandar partidas. A declaração do coronel da Polícia Militar caiu como uma bomba na CBF.
Aristeu Tavares assumiu a presidência da Conaf em agosto de 2012, substituindo Sérgio Corrêa, dispensado devido aos constantes erros de arbitragem no Brasileirão.
Nota: Aristeu não foi demitido, ele solicitou.
04/04/2013 19h12 – Atualizado em 04/04/2013 19h41
Antônio Pereira da Silva assume CA
Ex-árbitro vai substituir Aristeu Tavares
Por GLOBOESPORTE.COM, Rio de Janeiro
A CBF confirmou nesta quinta-feira que o ex-árbitro goiano Antônio Pereira da Silva é o novo presidente da Comissão Nacional de Arbitragem. Ele vai substituir Aristeu Tavares, demitido em fevereiro após conceder polêmica entrevista ao jornal goiano “O Popular”, na qual afirma que a comissão recebeu diversas denúncias sobre árbitros que estariam envolvidos em manipulação de resultados no Brasil.
A confirmação aconteceu após o encontro de Antônio Pereira da Silva com o presidente da CBF, José Maria Marin, e com o vice, Marco Polo Del Nero, na tarde desta quinta-feira, na sede da entidade, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Árbitro profissional entre 1982 e 2002 – integrou o quadro da CBF por 15 anos e o da Fifa por oito -, Tonhão, como é conhecido, ocupou em Goiás a presidência da Comissão Estadual de Arbitragem, ligada à Federação Goiana de Futebol (FGF). Ele já foi vice-presidente da Anaf, e em agosto do ano passado assumiu a vice-presidência da Conaf.
Após a demissão de Aristeu Tavares, o também ex-árbitro Edson Rezende, responsável pela corregedoria da entidade, assumiu interinamente o cargo. A ideia do presidente da CBF, José Maria Marin, era que Edson fosse efetivado. No entanto, ele não aceitou o convite.
Nota: Aristeu Tavares não foi, mas sim solicitou sua saída.
Vamos em frente e até a próxima!
Foto: Rafael Ribeiro – CBF