Suspenso cartão amarelo para goleiro adiantado em disputa de pênaltis
17/07/2019 às 14:41 | Assessoria CBF
CBF solicitou medida ao International Board (IFAB) para evitar excesso de expulsões de goleiros durante a definição de uma classificação nas penalidades
Após um pedido da Comissão de Arbitragem da CBF, o International Board (IFAB) autorizou uma mudança na regra referente à disputa por pênaltis. Assim como foi na Copa do Mundo da França e na Copa América, durante a disputa de pênaltis, um goleiro não será punido com cartão amarelo caso se adiante antes da cobrança. O pênalti, no entanto, ainda terá que ser repetido.
A medida vale para todas as competições organizadas pela CBF. Segundo a nova regra, goleiros ou goleiras precisam estar com pelo menos um dos pés sobre a linha do gol no momento da cobrança. Caso contrário, haverá punição e o pênalti será repetido. Durante o tempo regulamentar, a punição com cartão amarelo segue para quem se adiantar.
A mudança diminui a chance de goleiros serem expulsos durante uma disputa por pênaltis, já que o uso do árbitro de vídeo (VAR) aumenta o poder de fiscalização sobre a ação dos goleiros durante as penalidades.