Mangueirão recebe VAR, árbitro assistente de vídeo
O Estádio Olímpico do Pará, famoso Mangueirão, recebe hoje (27) os equipamentos do VAR (Video Assistant Referee), um sistema de apoio para os árbitros pelo qual se permite mudar decisões em lances considerados duvidosos no jogo. A tecnologia será usada na oitava rodada da Copa do Brasil, durante a partida de volta das equipes do Paysandu (PA) e Internacional (RS) na próxima quarta-feira, 29.
O espaço em que serão instalados os equipamentos foi visitado no dia 3 de maio pelo gerente de Operações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Guilherme Barbosa. Desde então, a diretoria preparou o local para receber o VAR, que será usado pela primeira vez no norte do país. “Esses equipamentos serão colocados pela equipe da CBF, na segunda, na sala que já está pronta para ser utilizada”, afirma o diretor do estádio, Adélio Mendes.
O advento do VAR faz parte de um trabalho de modernização do estádio, pois, segundo Adélio, o mangueirão está se adequando para sediar competições nacionais e internacionais e o sistema de árbitro de vídeo está sendo bastante utilizado. Na copa do Brasil, a assistência do árbitro de vídeo tem sido utilizada no torneio desse ano.
A gestão do Mangueirão é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer – Seel. O estádio foi inaugurado em 1978 e depois reinaugurado em maio de 2002, sendo uma importante obra da arquitetura e engenharia da capital paraense com capacidade para 45.007 pessoas.
Foto: Marcello Zambrana/AGIF