Técnicas de apresentação

CURSO DE ARBITRAGEM

31/01/2018 às 21:53 | Assessoria CBF

Instrutores aprimoram técnicas de apresentação

Créditos: CBF

Promovido pela Comissão de Arbitragem da CBF e a Escola Nacional de Arbitragem do Futebol (ENAF), o Curso de Aperfeiçoamento para Instrutores de Arbitragem segue enriquecendo os conhecimentos dos participantes. Entre as atividades desta quarta-feira (31), os instrutores regionais da Turma II realizaram um trabalho específico que aprimorou as técnicas de apresentação.

Ministrada pelos professores Dr. José Fernandes e Dra. Paula Roquetti, a aula aprofundou habilidades essenciais das quais um instrutor precisa dominar para alcançar melhor êxito na transmissão do saber. Responsáveis pela formação de novos árbitros, os instrutores regionais assimilaram conceitos comportamentais e dicas técnicas para uma apresentação eficaz.

Um dos palestrantes do módulo, Dr. José Fernandes destacou a importância de uma boa apresentação na carreira do instrutor de árbitro. Segundo o professor, é preciso repassar o conhecimento de forma clara e eficaz para uma melhor compreensão dos novos profissionais de arbitragem.

– A avaliação que eu faço é muito boa. O que nós fizemos foi ensinar como eles vão ensinar os futuros árbitros. É importante frisar que eles são os espelhos para os futuros árbitros – destacou o professor, que ainda elegeu as principais qualidades para se tornar um bom instrutor.

– Na minhão visão, eu acredito que um bom instrutor precisa, primeiro, ter um bom domínio do conteúdo e uma boa postura. Junto a isso, é importante saber montar uma aula com início, meio e fim para transmitir esse conhecimento aos alunos – analisou o palestrante Dr. José Fernandes.

Também especialista no tema, a Dra. Paula Roquetti explicou a metodologia usada durante a avaliação, que será concluída na próxima semana com a reformulação das apresentações.

– Os instrutores foram convidados a darem aulas para nós. Através dessas apresentações, identificamos os pontos positivos e negativos. Fizemos alguns ajustes técnicos e corrigimos a didática, o posicionamento, o que deve conter nas explanações e o que deve ser evitado… Trouxemos algo novo para somar com as experiências vividas por eles no campo de futebol. Já na próxima semana, teremos um novo feedback com as reapresentações – explicou a professora.

Além das atividades físicas comandadas pelo instrutor regional Reginaldo Noronha, o terceiro dia de curso também contou com avaliação teórica e análise de vídeos com a temática das faltas táticas. Ao fim, os instrutores da CBF conduziram um estudo dirigido com toda a turma.

+ Turma II de instrutores inicia curso em Pinheiral

 https://www.cbf.com.br/noticias/arbitragem/instrutores-aprimoram-tecnicas-de-apresentacao#.Wn3Jr-jwbIU

Autor: Sérgio Corrêa

Árbitro na Federação Paulista de Futebol (1981-2001) e da Confederação Brasileira de Futebol (1989 a 2001); Ocupou cargos administrativos nos sindicatos entre 1990-93 e 1996-03, Eleito e reeleito presidente para dois mandatos: o primeiro compreendido entre 03/02/2003 a 08/04/207 e o segundo, de 09/04/2007 a 08/04/2011. Deixou a função para assumir a presidência da CA-CBF. Pela Associação Nacional dos Árbitros de Futebol ocupou os cargos de secretário-geral, entre 25/10/1997 e 13/05/2003. Já, na Comissão de Arbitragem, foi secretário-geral entre 25/10/2005 e 06/08/2007. Nomeado presidente da CA-CBF em duas oportunidades, a primeira entre 07/08/2007 a 22/08/2012, a segunda, de 13/05/2014 a 28/09/2016. Também foi diretor-presidente da Escola Nacional de Arbitragem de Futebol, entre 07/01/2013 a 12/05/2014. Atualmente, continua chefiando o DA (desde 22/08/12) e lidera o projeto de árbitro assistente de vídeo, nomeado junto a FIFA desde 15/09/2015.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: