AAV: em busca do perfil ideal

TREINAMENTO INTENSIVO

05/10/2017 às 22:03 | Assessoria CBF

A Comissão de arbitragem da CBF está sempre em busca de evolução. O projeto do Árbitro Assistente de Vídeo (VAR) e o curso de capacitação da ferramenta no Eco Resort Oscar Inn, em Águas de Lindóia (SP), são provas disto. Durante o treinamento, os participantes trabalharam bastante e receberam orientações específicas em busca de um perfil ideal para o uso da tecnológica nas partidas.

O diretor da Escola Nacional de Árbitros de Futebol (ENAF), Alício Pena Junior, explica a metodologia que vem sendo implantada e pontua os objetivos gerais da iniciativa. Ele destaca a importância da execução do protocolo.

– A escolha recaiu sobre os árbitros e assistentes que atuam na Série A com mais constância. O curso conta com alguns árbitros promissores e a gente procura colocar para eles que no momento de reinício dos jogos, num lance de gol ou não gol, disputa de bola, possível impedimento, situação de mão… Esses que trazem dificuldades, que saibam que tem esse auxílio, que poderá salvar o árbitro em uma situação de jogo. Não é para o árbitro se escorar nele como uma muleta, mas é bom ele saber que essa ferramenta pode resolver uma situação onde humanamente não foi possível solucionar – afirmou.

O curso de capacitação do VAR vai chegando ao final da sua segunda semana de atividades e já recebeu três turmas de árbitros de assistentes. O instrutor de Árbitro de Vídeo Sergio Cristiano está desde o início do processo e vai acompanhar o trabalho até o encerramento. O profissional faz um balanço do que está sendo realizado.

– Independentemente dele (participante do curso) ser um árbitro da Fifa experiente ou sem muita tão experiência: o importante é qualificar esse profissional como está sendo feito aqui. Eles estão tendo uma equipe multidisciplinar à disposição, desde a psicóloga até os treinadores, para que busquem o perfil adequado. E isso está sendo feito com muito critério – acrescentou.

Dentre os participantes do curso com mais experiência está Leandro Pedro Vuaden. O árbitro da Federação Gaúcha vê a novidade com ótimos olhos e elogia o treinamento.

– É uma novidade ainda. Para você ter uma ideia, durante 90 minutos e no intervalo, o árbitro de futebol não tem acesso a imagem da TV. Mas com certeza quando ele chega no hotel vai buscar essa informação e ele tem a imagem da sua interpretação num determinado lance que pode ter definido o resultado de uma partida. E quando a definição dele de campo não fecha com essa imagem, com certeza é motivo de tristeza, de abatimento, e isso faz parte. Então esse processo que está sendo feito aqui, é maravilhoso. Acho fantástico, sonho com isso. Acho que está se tornando uma realidade e estamos chegando bem próximo disso. Realmente é aproveitar esse momento ao máximo possível. Não ficar com dúvida, praticar, praticar e praticar para que lá dentro do campo de jogo, quando acontecer a situação, a gente esteja devidamente apto para atender a demanda do jogo e a expectativa que está se criando em cima dessa inovação toda – finalizou.

Autor: Sérgio Corrêa

Árbitro na Federação Paulista de Futebol (1981-2001) e da Confederação Brasileira de Futebol (1989 a 2001); Ocupou cargos administrativos nos sindicatos entre 1990-93 e 1996-03, Eleito e reeleito presidente para dois mandatos: o primeiro compreendido entre 03/02/2003 a 08/04/207 e o segundo, de 09/04/2007 a 08/04/2011. Deixou a função para assumir a presidência da CA-CBF. Pela Associação Nacional dos Árbitros de Futebol ocupou os cargos de secretário-geral, entre 25/10/1997 e 13/05/2003. Já, na Comissão de Arbitragem, foi secretário-geral entre 25/10/2005 e 06/08/2007. Nomeado presidente da CA-CBF em duas oportunidades, a primeira entre 07/08/2007 a 22/08/2012, a segunda, de 13/05/2014 a 28/09/2016. Também foi diretor-presidente da Escola Nacional de Arbitragem de Futebol, entre 07/01/2013 a 12/05/2014. Atualmente, continua chefiando o DA (desde 22/08/12) e lidera o projeto de árbitro assistente de vídeo, nomeado junto a FIFA desde 15/09/2015.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: