LADO A LADO
07/08/2017 às 10:33 | Assessoria CBF
Assim como uma equipe de arbitragem precisa estar integrada dentro da partida de futebol, os pilares físico e mental também caminham lado a lado nos treinamentos dos homens de preto. Desde o dia 1º de agosto, durante as atividades da terceira turma do Projeto de Renovação da Arbitragem Brasileira (PRAB), os 20 jovens árbitros e assistentes trabalharam intensamente com esses fundamentos.
Nos trabalhos teóricos e práticos comandados pela psicóloga Marta Minopolis e pelo instrutor físico Felipe Biazotto, os jovens árbitros viram a importância da junção entre os dois pilares.
– Quando você estiver esgotado fisicamente, o mental tende a cair. Então a gente tem que estar sempre trabalhando para quando vier essa falha física, que é algo humano e a gente não consegue controlar tanto. Observamos nas aulas que dá para trabalhar o físico e o mental juntos, no mesmo treinamento. Assim aproveitamos o tempo para integrar esses dois e se unir já no treinamento para, quando chegar no campo, já estar com esses dois fundamentos integrados – avaliou o assistente Hugo Corrêa.
Os 20 árbitros e assistentes foram indicados pelas Comissões de Arbitragem das seguintes federações: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba e Tocantins. O PRAB – III Turma acontece até quinta-feira (10), no Resort Oscar Inn, em Águas de Lindóia (SP).