Seneme aceita cargo na Conmebol
06/03/2014, Diário Lance
Depois de atuar na final do primeiro turno do Paraense, entre Remo e Paysandu, o árbitro paulista Wilson Luiz Seneme resolveu se aposentar da arbitragem. Aos 44 anos, ele deixa a função dentro dos gramados para ser o representante brasileiro na Comissão de Arbitragem da Conmebol, após indicação do presidente da CBF, José Maria Marin.
O agora ex-árbitro enviou uma carta confirmando a decisão à CBF e Federação Paulista. Com a retirada de Seneme, que era do quadro da Fifa, abre-se uma corrida pelo escudo da entidade. A CBF vai definir o novo ocupante da vaga, que pertence a árbitros filiados à Federação Paulista. Dois aspirantes são cotados para a vaga: Luiz Flávio de Oliveira e Guilherme Ceretta.
O efeito cascata, então, deve abrir outra vaga de aspirante no quadro da CBF para outro árbitro paulistas. O substituto está sendo analisado pelo presidente da comissão local, Marcos Marinho.
Novo aposentado, Wilson Seneme já vinha atuando como instrutor de árbitros da CBF. Ele, inclusive, estará no curso que começa a ser ministrado pela entidade nesta terça. Na Conmebol, Seneme ocupará a vaga deixada por Salvio Spínola.
Semene já vinha sofrendo com problemas físicos, como o que o tirou do caminho para a Copa-2014. Com uma lesão no joelho, ele não conseguiu ser aprovado nos exames da FIFA e deu espaço, ocupado por Sandro Meira Ricci.
Fonte: Lancenet
‘Aposentado’, Paulo Cesar Oliveira vira comentaristaEx-árbitro se retirou da profissão na última quarta-feira
Agência Estado
25 Maio 2014 | 20h00
SÃO PAULO – Um dos mais destacados árbitros brasileiros do momento, Paulo Cesar de Oliveira viveu uma semana cheia. Na última quarta-feira, anunciou a sua aposentadoria da carreira na arbitragem. E, neste domingo, iniciou uma nova com a estreia como comentarista na Rede Globo, no jogo entre Sport e Corinthians, no Recife, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro.
Com 40 anos, Paulo Cesar de Oliveira nunca teve a chance de apitar uma partida de Copa do Mundo, mesmo sendo do quadro de árbitros da Fifa há um bom tempo. Para o Mundial no Brasil, o escolhido foi Sandro Meia Ricci e Paulo Cesar ainda teria uma oportunidade daqui quatro anos, na Rússia, já que a idade limite para a profissão é de 45 anos.
No entanto, ele resolveu antecipar a aposentadoria. “Foi uma trajetória vencedora, onde consegui galgar tudo aquilo que sonhava na minha carreira. Comecei em 1996 e cheguei ao quadro da primeira divisão, de forma definitiva, em 1997. Já em 1999 ingressei no quadro internacional. Passei todo esse tempo representando a arbitragem paulista como árbitro Fifa”, declarou o ex-árbitro ao site da Federação Paulista de Futebol (FPF), na última quarta.
Paulo Cesar Oliveira apitou inúmeras decisões de Campeonato Paulista, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, mas um amistoso para ele é o mais especial da carreira. “O jogo que mais me marcou foi o amistoso entre Brasil e Haiti, em um jogo da paz, onde tive o orgulho de apitar aquele jogo”, disse, em referência ao duelo de agosto de 2004, realizado em Porto Príncipe, capital haitiana, e vencido por 6 a 0 pela seleção brasileira.