José Alexandrino, o árbitro paulista que apitou o segundo jogo da história do Pacaembu, morreu no dia 15 de fevereiro de 1962. Nascido no bairro do Canindé, no dia 4 de novembro de 1908, Alexandrino está sepultado no Cemitério do Araça, em São Paulo (SP), na quadra 2C, terreno 340.
José Alexandrino, que foi casado com dona Arselina, deixou três filhos (Ivo, Isa e João Francisco), nove netos e 16 bisnetos, apitou Corinthians 4×2 Atlético Mineiro, um dos dois jogos realizados no dia 28 de abril de 1940, na inauguração do estádio do Pacaembu, ou “Próprio da Municipalidade”, como se dizia à época.
Curiosidades
Após um sorteio, Palestra Itália e Corotiba ganharam o direito de fazer o jogo inaugural. Na primeira partida, quando Zequinha, do Coritiba, fez o primeiro gol da história do Pacaembu, tivemos Palestra Itália 6×2 Coritiba, com arbitragem de Heitor Marcelino Domingues. Assim, jogaram os times:
PALESTRA ITÁLIA: Gijo; Carnera e Begliomini; Carlos, Sidney e Del Nero; Luizinho, Sandro, Elyseo, Carioca e Echevarrieta.
CORITIBA: Ary; Borges e Alpheu; Tonico, Areão e Warde; Zequinha, Pio, Rubens, Pivô e Saul (Branco).
Na partida seguinte o Corinthians bateu o Atlético MG por 4 a 2. Os gols do Corinthians foram marcados por Servílio, Dino Carlinhos e Lopes. Manja fez dois e descontou para o Galo.
Os times jogaram assim:
CORINTHIANS: Zico (depois Barcheta), Agostinho e Jango; Sebastião Brandão e Dino; Lopes, Servílio, Teleco, Joane e Carlinhos.
ATLÉTICO MG: Kafunga, Lyntos, Evandro; Kafifa (depois Pedrinho), Jayme, Bala; Manja (depois Paulista), Selado, Hamilton, Nicola, Resende.
por Rogério Micheletti e Gustavo Grohmann
http://terceirotempo.bol.uol.com.br/que-fim-levou/jose-alexandrino-2160