… novo Aspirante-FIFA
O árbitro paraense Dewson Fernando Freitas da Silva, de 32 anos e três deles no quadro de árbitros da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) comemora a boa fase e a regularidade com que vem sendo escalado para atuar em jogos das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. Ele foi promovido recentemente à categoria de aspirante FIFA quando a nova comissão de arbitragem da CBF fez uma reestruturação no quadro. Com atuações segura nos jogos da CBF, o paraense se destacou atuando em jogos do Campeonato Brasileiro das Séries A, B e C.
Este ano, Dewson trabalhou como o árbitro principal na série A nas partidas entre Fluminense e Portuguesa pela Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro, no dia 16 de junho, no Estádio João Havelange (Engenhão), no Rio de Janeiro e Ponte Preta e Botafogo no Moises Lucarelli em Campinas no dia 16 de setembro.
Dewson Fernando foi o melhor árbitro no teste físico entre os 30 que participaram do processo no Rio de Janeiro segundo o presidente da CEAF local José Gilberto Guilhermino de Abreu.
– Poucas federações brasileiras tem esse privilégio e a FPF conquistou agora – comentou Guilhermino na imprensa local.
Curiosidades
Dewson começou na arbitragem bem cedo, aos 13 anos de idade, começando a apitar nas ruas onde nem asfalto existia. Depois passou a atuar em um quintal, e em seguida chegou a FPF, através do Departamento de Futebol Suburbano (DAFS), após dois anos atuando em vários campos pelos bairros do Tapanã, Bengui, Marambaia, Tenoné e Icoaraci e tendo passado pela Liga Esportiva Municipal de Ananindeua (LEMA) da cidade de Ananindeua, chegou ao futebol profissional pela Comissão de Arbitragem da Federação Paraense de Futebol.
Em 2004, durante seis meses, aprendeu as regras do jogo na escola de arbitragem da FPF. Em 2005, já habilitado pela FPF e sob as orientações da Comissão de Arbitragem Paraense, passou a atuar nas categorias de base e em seguida nas competições do futebol do interior. Devido a alta qualidade apresentada nos jogos menores, ganhou a confiança dos dirigentes do apito e teve uma carreira. Ainda em 2005, chegou a atuar no futebol profissional, sua estréia em uma partida profissional foi na cidade de Marabá, a partida foi entre as equipes de Águia de Marabá e Sport Belém, disputada no dia 29/12/2005. A partida foi em uma quarta-feira em jogo noturno às 20:30hs no estádio Zinho de Oliveira com os donos da casa vencendo por 3×1.
– Completei no mês de julho dois anos de CBF e estou iniciando o terceiro ano. Não sou um profissional que gosto de aparecer para a mídia e não sou polêmico. Durante esse tempo, nunca fui chamado atenção por reclamação de clube nenhum. Acredito que esse é o estilo de profissional que a CBF procura para dar oportunidade. A CBF só escala árbitros que estão atualizados – afirmou Dewson a imprensa paraense.