PREPARAÇÃO
24/01/2017 às 17:24 | Assessoria CBF
Pré-temporada 2017
A Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol do Piauí (CEAF-PI) realizou neste último final de semana a pré-temporada dos árbitros e assistentes que atuarão no Campeonato Piauiense de Futebol 2017 e demais competições da CBF. Participaram do evento 21 árbitros e 30 assistentes, que foram submetidos a três avaliações teóricas, vídeo-testes e aulas práticas. A pré-temporada teve início na última quinta-feira (19).
Para abrir as aulas teóricas, os profissionais receberam a ex-assistente e hoje instrutora FIFA e Secretária da Comissão de Arbitragem da CBF, Ana Paula Oliveira, para palestra de abertura. O coordenador do evento e presidente da CEAF-PI explicou a escolha por Ana Paula.
– O principal objetivo da presença de Ana Paula Oliveira foi definir uma uniformização da arbitragem nacional, em virtude das alterações ocorridas nas regras do jogo – afirmou José Steifel.
A programação contou ainda com uma avaliação teórica e duas de vídeo, teste sobre as regras 11 e 12 e palestras da psicóloga Diana Márcia. As aulas de atividades práticas aconteceram na sexta-feira (20), no clube dos Servidores da Universidade Federal do Piauí (SINTUFPI).
O evento superou as expectativas e foi analisado pelo coordenador como de suma importância, mas Steifel alertou para as ausências e notas baixas.
– Durante esses quatro dias os árbitros puderam aprender mais, melhorar e enriquecer os conhecimentos no que diz respeito à natureza das infrações, como faltas imprudentes e temerárias, uso da força excessiva, faltas táticas e o toque de mão deliberado. Os ausentes estão fora de qualquer competição na atual temporada, bem como aqueles que obtiveram média global inferior a sete (7) – revelou Steifel.
A pré-temporada dos árbitros e assistentes foi promovida pela FFP e SINDAF/PI e contou com o apoio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi), da Prefeitura Municipal de Teresina, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) e de outros parceiros, como o Sicoob, Podium Construções, Itacor, Saneser e SergSegue Vigilância e Segurança Ltda.
Fonte: Federação de Futebol do Piauí