Entregas das Insígnias 2015 (1)

HISTÓRIA DAS INSÍGNIAS

10/03/2015 às 18:11 | Assessoria CBF

Insígnias FIFA representam honraria máxima na arbitragem

A FIFA instituiu em 1950 a Lista Internacional para a arbitragem. Os assistentes e árbitros que constam nesta lista recebem a insígnia da entidade máxima do futebol mundial. Com o formato pensado em forma de brasão, antigo costume europeu, o desenho dessas insígnias passou por algumas alterações nos últimos 65 anos (confira na galeria de fotos acima).

Mais que um bonito design, as insígnias representam a comprovação de êxito para os que trilham a carreira da arbitragem no futebol.

– A insígnia FIFA é conquistada e merecida pelo trabalho que se faz em campo, ao longo de toda uma carreira – disse Sérgio Corrêa, presidente da Comissão de Arbitragem.

Ao todo, o Brasil teve 193 árbitros que estamparam a insígnia no peito. Destes, 27 foram agraciados nesta terça (10/3), entre árbitros e assistentes. A partir desta conquista, estes árbitros estão aptos a arbitrar jogos de campeonatos organizados pela FIFA como Copa do Mundo FIFA (tanto masculina como feminina); Eliminatórias, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Copa do Mundo Sub-20 (masculina e feminina), dentre outras.

CA-CBF

10/03/2015 às 18:20 | Assessoria CBF

CBF entrega insígnias FIFA a assistentes e árbitros no auditório da sede

A cerimônia de entrega de insígnias FIFA aconteceu na manhã desta terça-feira (10/3), no auditório da sede da CBF, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Foram congratulados 13 árbitros e 14 assistentes de diferentes federações estaduais, todos com experiência em apitar jogos dos principais campeonatos nacionais, organizados pela CBF. O evento foi conduzido pelo presidente da Comissão de Arbitragem, Sérgio Corrêa. A entrega das insígnias foi feita diretamente pelo presidente da CBF, José Maria Marin, e pelo presidente eleito, Marco Polo Del Nero.

Dos assistentes e árbitros agora habilitados para apitarem campeonatos organizados pela FIFA, sete são mulheres. Quatro assistentes e três árbitras estão prontas para o trabalho em competições como a Copa do Mundo de Futebol Masculino e Feminino. O esforço feminino foi lembrado pelo presidente José Maria Marin, no discurso posterior à entrega das insígnias.

– Gostaria de dar uma saudação especial a todas as mulheres presentes, até por causa do Dia Internacional da Mulher, comemorado no domingo. Sei que o sonho de ser árbitro não é um caminho fácil, especialmente para as mulheres. Vocês estão de parabéns.

O presidente eleito Marco Polo Del Nero aproveitou a ocasião para relembrar a reforma pela qual passou a arbitragem brasileira nos últimos anos:

– Vocês representam o Brasil lá fora. Se um árbitro brasileiro erra, é o Brasil que fica mal visto aos olhos do mundo. Os árbitros têm que manter a honra, a honestidade e a justiça dentro de campo. Vocês vão a campo focados em fazer a justiça para os dois times que estiverem se enfrentando.

No fim da cerimônia, José Maria Marin elogiou o trabalho da Comissão de Arbitragem, conduzido por Sérgio Corrêa, que foi aplaudido de pé pelas 80 pessoas que estavam no auditório. Também acompanharam a cerimônia o presidente da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (Anaf), Marco Antônio Martins, e o coordenador da Seleção Brasileira, Gilmar Rinaldi.

Assistentes agraciados com as insígnias FIFA: Alessandro Matos, Cleriston Rios, Emerson Carvalho, Fábio Pereira, Guilherme Camilo, Kléber Gil, Marcelo Van Gasse, Márcia Caetano, Nadine Bastos, Neuza Inês Back e Rodrigo Frederico.

Árbitros habilitados para apitarem competições FIFA: Ana Karina, Anderson Daronco, Dewson Freitas, Héber Lopes, Leandro Vuaden, Luiz Oliveira, Péricles Cortez, Raphael Claus, Regildênia Moura, Ricardo Ribeiro, Sandro Ricci e Simone Silva

Agraciados que não estavam presentes: árbitro Wilton Sampaio e assistentes Fabrício Vilarinho e Bruno Boschilla, que estão no Sul-Americano no Uruguai, e assistente Janette Arcanjo, trabalhando na Copa Algarve, em Portugal.

Participantes:  Comissão de Arbitragem: Antônio Pereira da Silva, Nilson Monção e Sérgio Côrrea da Silva; Wilson Luiz Seneme (membro da Comissão de Arbitragem da Conmebol); Edson Rezende de Oliveira (corregedor); Paulo Jorge Alves (ouvidor); Roberto Sardinha (ouvidor geral de Competições); Escola Nacional de Arbitragem de Futebol (ENAF): Alício Pena Júnior; Ana Paula de Oliveira; Dionísio Roberto Domingos; Márcio Verri Brandão; Paulo Roberto Rocha Camello; e, Manoel Serapião Filho.

Associação Nacional dos Árbitros de Futebol: Marco Antônio Martins (presidente);

Associação Nacional dos Árbitros de Futebol: Marco Antônio Martins (presidente);

http://www.cbf.com.br/noticias/arbitragem/cbf-entrega-insignias-fifa-a-assistentes-e-arbitros-no-auditorio-da-sede#.WJE7JfnhDIV

Autor: Sérgio Corrêa

Árbitro na Federação Paulista de Futebol (1981-2001) e da Confederação Brasileira de Futebol (1989 a 2001); Ocupou cargos administrativos nos sindicatos entre 1990-93 e 1996-03, Eleito e reeleito presidente para dois mandatos: o primeiro compreendido entre 03/02/2003 a 08/04/207 e o segundo, de 09/04/2007 a 08/04/2011. Deixou a função para assumir a presidência da CA-CBF. Pela Associação Nacional dos Árbitros de Futebol ocupou os cargos de secretário-geral, entre 25/10/1997 e 13/05/2003. Já, na Comissão de Arbitragem, foi secretário-geral entre 25/10/2005 e 06/08/2007. Nomeado presidente da CA-CBF em duas oportunidades, a primeira entre 07/08/2007 a 22/08/2012, a segunda, de 13/05/2014 a 28/09/2016. Também foi diretor-presidente da Escola Nacional de Arbitragem de Futebol, entre 07/01/2013 a 12/05/2014. Atualmente, continua chefiando o DA (desde 22/08/12) e lidera o projeto de árbitro assistente de vídeo, nomeado junto a FIFA desde 15/09/2015.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: