Um passo importante para a aprovação do árbitro de vídeo foi dado nesta terça-feira (23), em Londres. O presidente da Comissão da Arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa, e o diretor técnico da Escola Nacional de Arbitragem de Futebol, Manoel Serapião Filho, apresentaram o projeto brasileiro ao International Football Association Board (IFAB).

O tema foi debatido e será levado à votação no congresso da entidade máxima da arbitragem do futebol, de 4 a 6 de março, em Cardiff, no País de Gales. Se for aprovado, com seis dos oito votos possíveis, o árbitro de vídeo poderá ser testado ainda no Brasileirão deste ano.

Pelo cronograma do IFAB, após a possível aprovação de março, estão previstos cinco meses para aquisição dos equipamentos, preparação dos árbitros de vídeo e ajustes na logística do projeto.

Especialistas reunidos

A reunião desta terça foi realizada na sala Houston do Sofitel London Heathrow, hotel localizado no Aeroporto de Londres. O diretor do Departamento de Inovação Tecnológica da FIFA, Johannes Holzmüller, acompanhou o debate. O IFAB foi representado pelo secretário-geral, Lukas Brud, e pelo diretor do Subcomitê Técnico, David Elleray.

Além de Sérgio Corrêa e Manoel Serapião, participaram do encontro representantes dos países membros do IFAB e outros interessados na utilização do árbitro de video: Neale Barry (Federação Inglesa); Pascal Garibian e Bertrand Layec (Federação Francesa); Dirk Schlemmer (Liga Alemã); Florian Götte (Federação de Futebol da Alemanha); Gijs de Jong e Mike van der Roest (Federação Holandesa de Futebol); John Fleming, Darryl Broadfoot e Julie Tudhope (Federação de Futebol da Escócia); e Hugo Freitas (Federação Portuguesa de Futebol, via internet).

http://www.cbf.com.br/noticias/arbitragem/arbitro-de-video-pode-ser-testado-em-agosto#.WJFi1_nhDIU